quarta-feira, 19 de março de 2014

TEMA: DESMASCARANDO O ESPÍRITO DO MEDO.

SEMINÁRIO DE CURA E LIBERTAÇÃO
Preb. Eduardo Santos Pereira e Diaconisa Rozania Souza de Oliveira Pereira
Ministério Preparando o Caminho do Senhor

TEMA: DESMASCARANDO O ESPÍRITO DO MEDO.

Textos básicos:
"E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me."  (Gênesis 3 : 10)
"Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação."  (II Timóteo 1 : 7)
"Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me!"  (Mateus 14 : 30)
"E, aproximando-se Jesus, tocou-lhes, e disse: Levantai-vos, e não tenhais medo."  (Mateus 17 : 7)
"Não temas o pavor repentino, nem a investida dos perversos quando vier."  (Provérbios 3 : 25)
"Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça."  (Isaías 41 : 10)
"Ao SENHOR dos Exércitos, a ele santificai; e seja ele o vosso temor e seja ele o vosso assombro."  (Isaías 8 : 13)
INTRODUÇÃO
O medo é um sentimento global, quem é que nunca sentiu? Quantas vezes nos deparamos com os nossos temores, você se lembra das histórias de terror, dos contos e lendas e o Bicho Papão? O que fazer quando descobrir que o medo é “um espírito demoníaco”? Acredito que todos nós desde pequeno tivemos de alguma forma nossos medos despertados e desenvolvidos de tal forma que tivemos nosso caráter e nossa vida influenciada por este sentimento. De onde vem isto? Quais os seus efeitos em nós? Nosso objetivo é desvendar o que de fato é o medo e como confrontá-lo em nossa vida de modo a termos vitória sobre o medo.
O QUE É O MEDO?
Podemos definir medo como se entende: pavor ou pânico diante de possível risco de vida ou percas. Sentimento desencadeado diante de circunstâncias adversas ou perigos reais, perturbação de alma devido a acontecimentos reais ou imaginários. O medo pode se desdobrar em vários aspectos da vida espiritual, psicológica e social do ser humano.
O medo esta presente em grande parte da sociedade e com um agravante está aumentando os motivos pelo qual o ser humano sente medo. Muitas pessoas que sofreram com o medo desenvolveram síndromes e traumas que mudaram completamente suas vidas, tais pessoas eram alegres, comunicativas, extrovertidas, mas quando tiveram um encontro com seus medos tudo mudou e suas vidas se tornarão uma prisão.
SIGIFICADO DA PALAVRA MEDO.
A palavra grega para medo é “phobos” ou “fobos”, de acordo com a mitologia grega, Fobos (Medo) é um dos deuses filho do deus Ares e a deusa Afrodite, Fobos é irmão gêmeo de Deimos (Terror), nós sabemos que uma das definições para os demônios são deuses, isto nos mostra o lado maligno do medo.
O MEDO NO INÍCIO: SUA PRIMEIRA MANIFESTAÇÃO GÊNESIS 3: 6-10
“viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e tive medo, porque estava nu, e escondi-me.”
Quando o primeiro homem e a primeira mulher caíram em transgressão direta contra Deus, dentro de suas almas surgiram todos os sentimentos contrários à natureza pura que o homem fora criado. Sabemos que o diabo é a verdadeira origem do mal e de tudo o que é ruim na sociedade e a ação de mentira e engano do diabo trouxe estes sentimentos distorcidos da alma de forma que o homem fosse regido por tais sentimentos.
Ali no jardim do Éden, os olhos o homem foram abertos e eles viram coisas completamente diferentes das coisas celestiais a partir do ponto de vista de um homem caído da graça de Deus, ou seja, carnal, ali também o homem experimentou emoções que originalmente não tinha, tais como a “vergonha” e o “medo”. O medo surgiu a partir do contado do homem com o pecado, então o medo é consequência do pecado.
O medo desencadeou na vida do ser humano, muitas outras coisas, uma delas é o fato do homem até hoje está fugindo de Deus com medo de Deus e de ser confrontado por ele. A ideia de um Deus que pune  pecado, fez com que o homem até desenvolvesse teorias que negam a existência de um Deus criador e vivessem de tal forma que não precisariam prestar contas Ele.
O MEDO NA VIDA DO HOMEM.
O medo pode trazer vários transtornos na vida do ser humano, existem pessoas que podem até achar normal, pensando se tratar de uma forma de defesa da alma, mas, a grande verdade é que o medo é resultado da corrupção da alma.
O medo abre brechas no homem que se não forem reparadas talvez nunca aja cura para esta pessoa, o medo parece com o bicho de várias cabeças, pois, a pessoas podem ficar subjugada debaixo de muitas fobias, isto é, medos. Por exemplo, medo de pessoas, medo de estar sozinho, medo de lugares fechados, medo de animais, medo da morte, medo de não conseguir o seu objetivo, medo de lugares altos, medo do escuro, medo de se relacionar, medo de falar em publico e muitas outras manifestações do medo tornando a vida da pessoa um verdadeiro tormento. O terror, o pânico e a mania de perseguição sempre estão perto do medo. É verdade que o medo põe a pessoa em estado de alerta, mas neste estado de alerta a pessoa pode cair em vários enganos, pelo que supostamente vê ou ouve.
O medo pode surgir a partir de dentro ou de fora de acordo com as circunstâncias, o medo de dentro pode vir através de temores, preocupações e ansiedades. O medo de fora vem da sensação de perigo iminente em que supostamente a pessoa se encontra, pois, com este sentimento a pessoa fica vulnerável a mais ataque de satanás.
"Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me!"  (Mateus 14 : 30)
Este versículo de Mateus nos chama a atenção de forma tremenda, pois em um grande ato de fé Pedro faz prova de Jesus dizendo: “se és tu, manda-me ir ter contigo andando sobre as águas”, quem se atreveria a fazer isto senão o impetuoso Pedro? E neste ato ele foi chamado por Jesus a andar sobre as águas e ele andou, porém quando ele deixou o foco de Jesus, Pedro começou a afundar por que aquilo que fortalecia a sua fé saiu do campo de sua visão, dando espaço para outro sentimento substituir a fé, ou seja, o medo naquele momento entrou no lugar da fé, pois, a sua visão estava nas circunstâncias e no mar bravio. Este é o real propósito do medo substituir nossa confiança e fé, nos deixando completamente abertos as setas malignas.
O MEDO QUE PARALISA.
Muitos de nós já tivemos sonhos estranhos dentre tantos existem aqueles em que a pessoa sonha tentando fugir de alguma coisa assustadora, mas, não consegue sair do lugar e a sensação de medo é terrível, também algumas vezes mesmo dormindo temos a sensação de estarmos acordados com sentimento de pavor que não conseguimos nos mexer ou falar alguma palavra, isto é medo real operando até em nossos sonhos e desta forma fica mais evidente que nestas condições estamos debaixo de um ataque satânico.
Várias pessoas têm o medo paralisante, isto falando não somente em sonhos mais também na sua vida cotidiana, pessoas que não consegue falar em público e quando tentam elas travam e ficam paralisadas, tudo some de sua cabeça tornando a pessoa incapaz de desenvolver suas carreias na área de relação com o público.
Esta sensação é puramente maligna e somente com a ação de Deus podemos identificar e vencer.
"Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece."  (Filipenses 4 : 13)
Das muitas palavras que o Senhor nos falou “ não temas” demonstra o cuidado e o grande amor que Deus tem para conosco, realmente isto significa não ter medo, Deus sempre soube que nossa presença neste mundo sempre seria cercada por desafios e desilusões e feridas, mas a contínua graça de Deus tem nos alcançado e nos levado a confiar mais, crer mais independente do que acontece ao redor de nós.
CONFRONTANDO O ESPÍRITO DO MEDO.
Temos que entender que só existe o medo por que existe o pecado, sem o pecado não existiria o medo, não podemos nos conformar com este sentimento como se fosse algo natural do ser humano, não é, tornou-se parte da natureza caída do homem e como não mais vivemos segundo a velha natureza temos todo o direito de banir completamente o medo de nossas vidas para sempre.
 "Porque Deus não nos deu o espírito de medo,...” (II Timóteo 1 : 7)
Olha o que Deus está nos dizendo através do apóstolo Paulo, Ele não nos deu espirito de medo, se Deus não nos deu o espírito de medo quem é que está atuando com o medo em nossas vidas? A resposta só pode ser: O diabo. A palavra de Deus nos deixa claro em Hebreus 2: 14, que o diabo tinha o poder do império da morte e como bem sabemos, todos os sentimentos distorcidos da alma fazem parte do império da morte sendo assim cada sentimento regido por demônios.
Então como confrontar o espírito do medo? Isto é feito de forma bem simples, primeiro é necessário identificar este espírito em nossas vidas e então combatê-lo em nome de Jesus, se é demônio então vai ter que sair no nome do Senhor Jesus Cristo.
"E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;"  (Marcos 16 : 17)
"Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum."  (Lucas 10 : 19)
Cada servo de Deus tem poder e autoridade para confrontar o mal em sua própria vida e também em outras de sorte que podemos derrotar as forças do inimigo com o poderoso nome de Jesus, esta palavra é bastante clara para os servos de Deus, então debaixo deste entendimento, vamos agora mesmo nos revestir do seu poder e expulsar todos os demônios que nos oprimem.
AS MUITAS FACES DO MEDO.
Além das muitas fobias, vemos o medo se desdobrar em muitas faces, claramente com o propósito de se adequar as situações da vida das pessoas, temos o discernimento de  que satanás está por trás de todo o sentimento que oprime o ser humano de alguma forma, tais faces são:
TERROR – Isto pode acontece quando uma pessoa está debaixo de grande perigo ou ameaça, também pode acontecer através de visões do mundo espiritual quando a pessoas vê coisas terríveis e malignas.
"A sua confiança será arrancada da sua tenda, onde está confiado, e isto o fará caminhar para o rei dos terrores."  (Jó 18 : 14)
"O meu coração está dolorido dentro de mim, e terrores da morte caíram sobre mim."  (Salmos 55 : 4)
"Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,"  (Salmos 91 : 5)
Aqui vemos o terror como uma personificação de uma pessoa, incumbida de aterrorizar os homens, por isso que reconhecemos estes terrores como espíritos demoníacos.
PAVOR – Outra face do medo é o pavor, as pessoas se apavoram por qualquer coisa, ainda que não deixa a pessoa desequilibrada.
 "Por isso é que estás cercado de laços, e te perturba um pavor repentino,"  (Jó 22 : 10)
"Pavores se apoderam dele como águas; de noite o arrebata a tempestade."  (Jó 27 : 20)
"E acontecerá que no dia em que o SENHOR vier a dar-te descanso do teu sofrimento, e do teu pavor, e da dura servidão com que te fizeram servir,"  (Isaías 14 : 3)
PÂNICO – Este sentimento é outra face do medo, porém este faz com a pessoa que é vítima perca completamente o equilíbrio e por causa disto a pessoa pode fazer loucuras para tentar se livrar do objeto de seu pânico. O que se conhece com relação ao pânico é a “Síndrome do pânico”, no qual a vítima se diz perseguida por uma força invisível ou vê as pessoas como seus perseguidores.
"Mil homens fugirão ao grito de um, e ao grito de cinco todos vós fugireis, até que sejais deixados como o mastro no cume do monte, e como a bandeira no outeiro."  (Isaías 30 : 17)
HORROR – Outra face do medo, no qual a pessoa pode ser horror para os outros, ou a pessoas mesmo se horrorizar, isto nos traz a ideia de perturbação de espírito pelo que esse vê.
"O meu coração se agita, o horror apavora-me; a noite que desejava, se me tornou em temor."  (Isaías 21 : 4)
ESPANTO – Este é um sentimento de sustos e perturbação pelo que se vê ou se ouve, isto também nos traz a ideia de algo tão terrível que nos faz afastar e desviar o caminho.
 "Como também quando temerem o que é alto, e houver espantos no caminho, e florescer a amendoeira, e o gafanhoto for um peso, e perecer o apetite; porque o homem se vai à sua casa eterna, e os pranteadores andarão rodeando pela praça;"  (Eclesiastes 12 : 5)
"Sobrevieram-me o espanto e o tremor, e todos os meus ossos estremeceram."  (Jó 4 : 14)
COMO PODEMOS VENCER O MEDO.
Deus em sua palavra nos dá grandes estratégias para vencer o medo, sim o medo é um inimigo para ser vencido, não podemos nos prostrar diante dele de maneira alguma, no livro de Provérbios a palavra de Deus nos diz:
"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida."  (Provérbios 4 : 23)
A importância de guardar o coração é uma das maneiras de se vencer o medo, pois, todo o sentimento que entra no coração é bombeado paras as outras partes da alma, assim como o sangue é bombeado para todo  corpo.
Outra maravilhosa maneira de vencer o medo é o amor, olha o que diz a de Deus do livro de I João:
"No amor não há temor(medo), antes o perfeito amor lança fora o temor(medo); porque o temor(medo) tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor."  (I João 4 : 18)
Que preciosa promessa de Deus para nós, que o perfeito amor lança fora o medo ou temor para que possamos viver uma vida livre diante de Deus.
Nós lemos na palavra de Deus uma história de um homem de Deus Josafá recebeu uma notícia dizendo que os seus inimigos vinham para lhe fazer guerra, quando ouviu isto ele temeu, isto é, ficou com medo e foi buscar o socorro do senhor e olha o que aconteceu em 2 Crônicas 20: 1-4; 14,15
“E SUCEDEU que, depois disto, os filhos de Moabe, e os filhos de Amom, e com eles outros dos amonitas, vieram à peleja contra Jeosafá.
Então vieram alguns que avisaram a Jeosafá, dizendo: Vem contra ti uma grande multidão dalém do mar e da Síria; e eis que já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi.
Então Jeosafá temeu, e pôs-se a buscar o SENHOR, e apregoou jejum em todo o Judá.
E Judá se ajuntou, para pedir socorro ao SENHOR; também de todas as cidades de Judá vieram para buscar ao SENHOR.
Então veio o Espírito do SENHOR, no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaia, filho de Jeiel, filho de Matanias, levita, dos filhos de Asafe,
E disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Jeosafá; assim o SENHOR vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus.”
Com o coração temendo pela sua vida e pelo povo, Josafá clamou ao Deus vivo e Deus através de um profeta acalmou o coração do povo para que não temesse ninguém, pois de Deus era aquela batalha, assim eles descansaram Deus e creram na sua palavra e o medo deu lugar ao louvor e a fé e desta forma eles viram seus inimigos serem destruídos para glória do nome do Senhor.
ORAÇÃO PARA LIBERTAÇÃO DO ESPÍRITO DO MEDO.
O jugo do medo é uma arma terrível usada por satanás para aprisionar muitas vidas, este jugo geralmente é colocado sobre as pessoas através de maldições lançadas, espíritos específicos de medo é mandado como a missão de manter a pessoas presa ao medo. Através da guerra espiritual podemos nos posicionar contra tais forças malignas, Deus nos deu armas poderosas para vencer ao diabo  e seus anjos.
"Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;"  (II Coríntios 10 : 4)
Deus sempre nos promete vitória contra satanás, isto é, através do nome de Jesus. Com a oração podemos externar o decreto espiritual que quebra o jugo do medo de nossas vidas. Podemos fazer esta oração:
Pai neste momento eu entro em tua presença, e te peço dá-me forças para combater o espírito de medo que tem me afligido, me reveste agora com poder e autoridade em nome de Jesus Cristo. Eu tomo agora autoridade sobre o demônio do medo que me aflige e quebro todo seu poder sobre mim, e em nome de Jesus eu ordeno que você espírito de medo que saia da minha vida agora em nome de Jesus Cristo, para nunca mais voltar e declaro que estou livro do medo em nome de Jesus Cristo, o Nazareno.
"Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça."  (Isaías 41 : 10)
Temos um Deus todo poderoso e capaz de nos livrar de todo o medo que possa surgir em nossa alma, basta tão somente confiarmos em sua palavra. Homens e mulheres ousaram acreditar e venceram circunstâncias adversas através da fé em um Deus que não pode mentir. Deus quer nos ver livres do medo, mas ele espera também o nosso passo ou iniciativa, e agora o que vamos fazer? Vamos ficar curvados diante do medo ou vamos fazê-lo desaparecer de nossas vidas para sempre.
Estamos certos de que a vitória vem quando tomamos a iniciativa de ser vencedor, vamos tomar a decisão de vivermos livre do medo em nome de Jesus Cristo.


4 comentários:

  1. eu não tenho medo desaas formas e você também tem medo medo é um estado de espírito o nosso espírito fica difetente claro a casos que a pessoa fica com o espírito do medo que é difetente do nosso próprio espírito se transformar em medo...Deus fica irado, isso é Bíblico? Então seria a ira um espírito demoníaco? Ou um estado do próprio espírito da pessoa

    ResponderExcluir
  2. muito bom esse texto deus venha de usando cada vez mais

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso estudo vindo do trono de Deus para ensinar e nos mostrar as estratégias malignas de Satanás para nos tirar do caminho e dos propósitos que Deus tem para seus filhos. Glória a Deus por sua vida.

    ResponderExcluir