quarta-feira, 26 de março de 2014

OS PERIGOS DA INVEJA

SEMINÁRIO DE CURA E LIBERTAÇÃO
Preb. Eduardo Santos Pereira e Diaconisa Rozânia Souza de Oliveira Pereira
Ministério Preparando o Caminho do Senhor
TEMA: OS PERIGOS DA INVEJA
TEXTO BÁSICO:
"O sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos."(Provérbios 14 : 30)
"O furor é cruel e a ira impetuosa, mas quem poderá enfrentar a inveja?"(Provérbios 27 : 4)
"Também vi eu que todo o trabalho, e toda a destreza em obras, traz ao homem a inveja do seu próximo. Também isto é vaidade e aflição de espírito."  (Eclesiastes 4 : 4)
"Portanto, vivo eu, diz o Senhor DEUS, que procederei conforme a tua ira, e conforme a tua inveja, de que usaste, no teu ódio contra eles; e me farei conhecer entre eles, quando te julgar."(Ezequiel 35 : 11)
"Porque sabia que por inveja o haviam entregado."(Mateus 27 : 18)
"Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura."(Marcos 7 : 22)
"Então os judeus, vendo a multidão, encheram-se de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo falava."(Atos 13 : 45)
"Mas os judeus desobedientes, movidos de inveja, tomaram consigo alguns homens perversos, dentre os vadios e, ajuntando o povo, alvoroçaram a cidade, e assaltando a casa de Jasom, procuravam trazê-los para junto do povo."(Atos 17 : 5)
"Estando cheios de toda a iniquidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade;"(Romanos 1 : 29)
"Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?"  (I Coríntios 3 : 3)
"Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus."  (Gálatas 5 : 21)
"Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros."(Gálatas 5 : 26)
"Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade."(Tiago 3 : 14)
"Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa."(Tiago 3 : 16)

INTRODUÇÃO
Este é um dos assuntos mais importantes do tocante a vida diária do cristão, pois envolve diretamente o seu caminhar e a sua história. A inveja é uma poderosa arma do diabo, usada para destruição de vidas, esta arma é tão demoníaca que pode trazersérios danos para vida de uma pessoa vítima da inveja, podendo destruir família, emprego e até a própria vida da pessoa, precisamos entender que  a inveja é um espírito satânico enviado do inferno para perturbar as almas das pessoas é por isso que nós temos que tomar uma atitude espiritual e usar as armas de Deus para destruir esta força maligna. Muitas pessoas foram vítimas da inveja e estão com suas vidas destruídas e só o poder de Deus pode desfazer as obras do diabo.
O QUE É DE FATO A INVEJA?
A inveja é um sentimento da alma que deseja possuir o que os outros têm, agindo assim o invejoso se focaliza em uma pessoa, determinada a ser como ela, a vestir como ela, a ter o que ela tem, desta forma é capaz de fazer muitos sacrifícios paraatingir seu objetivo, isto pode entrar até na família, pois o invejoso ou a invejosa pode investir até, para tomar marido ou a esposa do outro, isto é um sentimento doentio, a pessoa que o possui está emocionalmente perturbada e precisa de libertação. Geralmente o pensamento de uma pessoa invejoso é mais ou menos assim: “Que roupa bonita, você comprou onde?”, isto já na intenção de ir comprar a mesma roupa, outro caso é assim: “Que casa bonita, eu gostei muito”. Com o desejode ter uma casa igual. Quando se trata do parceiro do outro é mais ou menos assim: “ Eu queria ter um marido desse”, ou “ Eu queria ter uma esposa dessa”.
Neste ponto os demônios de inveja começam a trabalhar, pois o poder latente da alma da pessoa está ativo e canalizado contra os outrosliberando assim um poder espiritual terrivelmente maligno e destruidor. O que temos que entender é que sempre estamos em contato com o mundo espiritual quer as pessoas saibam disto ou não, sempre estamos envolvidos em uma atmosfera espiritual e nossas ações fazem com que poderes espirituais sejam liberados, uma pessoa invejosa só libera poder maligno contra os outros de tal forma que pode até matar.
"O sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos."(Provérbios 14 : 30)

Olha o que o Espírito Santo está nos dizendo através desta passagem, “o sentimento sadio...”, isto quer dizer que existem emoções boas e emoções más, sentimentos que causam destruição e sentimentos que curam, o sentimento sadio é aquilo que deve ser o normal da vida do cristão, quando uma pessoa desenvolve em seu interior sentimentos sadios, a consequência disto é que haverá “vida para seu corpo”, aqui nos traz um entendimento interessante, se dentro de nós houver emoções malignas e corrompidas ao contrário de vida, haverá morte para o corpo. Na bíblia os ossos representam a estrutura davida de uma pessoa, quando a inveja está presente na vida de alguém, esta vida começa a desmoronar, a podridão começa seu reinado de destruição e a vida se acaba, infelizmente isto tem acontecido com muita frequência e os casos das vítimas são vistos constantemente. É claro que o invejoso nunca vai admitir sua inveja, muito menos a doença de sua alma, só o poder do Senhor Jesus pode convencer esta pessoa para libertá-la e curá-la da inveja.
ONDE NASCE A INVEJA?
Para compreender este sentimento é necessário sabermos qual é o princípio da inveja, pois daí podemos ver sua operação, como tudo que é demoníaco a inveja começa com ação dos demônios, tudo que é de ruim na história humana começou no coração de satanás, mas como surge isto no ser humano? Bem tudo que o diabo faz no interior do homem começa com uma simples semente, ele implanta a semente de inveja no coração do homem, daí começa a ser gerado até desenvolver a inveja por completo.
"Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura."(Marcos 7 : 21,22)

O coração é o lugar de partida de todos os sentimentos e projetos tanto bons quantos os maus, este é o lugar em que satanás trabalha incansavelmente para destruir o homem, o Senhor Jesus neste versículo nos deixa claro que é do interior do coração que saem todas as espécies de males então devemos seguir o conselho da palavra de Deus no livro de provérbios.
"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida."  (Provérbios 4 : 23)

Aqui nós podemos entender que já que do coração procede as saídas da vida, é possível se nós não tivermos cuidado ao contrário de vida pode sair morte, pois sabemos que o coração físico é o responsável para bombear o sangue para todo  o corpo, se isto parar de acontecer significa que a morte se faz presente fisicamente, pois o sangue segundo  própria palavra de Deus o sangue é vida, se o sangue que é vida não estiver em movimento a morte prevalece, da mesma forma se na vida espiritual não estiver fluindo vida de nosso coração é sinal de que a morte espiritual está reinando, só que um detalhe ao contrário do físico, este coração espiritual não para,ele continua a bater e por isto o prejuízo é ainda maior pois, quando o coração espiritual não está bombeando vida está bombeando morte para todo o ser da pessoa, assim podemos entender que o lugar da geração e do nascimento da inveja está no interior do coração do homem sendo que tal sentimento, é colocado no homem pelo nosso maior inimigo que é o diabo. A palavra de Deus nos deixa claro que devemos guardar o nosso coração, para que não seja de maneira alguma sejamos enganados pelo diabo, que a todo o tempo está investindo pesado para nos tirar do foco da presença de Deus, sempre devemos pedir ao nosso Deus para nos guardar, bem como ao nosso interior para que sempre possa fluir sua vida em nós.
EXEMPLOS DE INVEJA NA BÍBLIA.
Na bíblia existem muitos exemplos de inveja, que de tal forma decidiram o destino das vítimas desta inveja, como já dissemos a inveja é um sentimento destruidor, que destrói tanto quem a possui como a vítima. Vamos ver alguns exemplos de inveja na inveja.
1º- A INVEJA DOS FILISTEUS PARA COM ISAQUE.
"E tinha possessão de ovelhas, e possessão de vacas, e muita gente de serviço, de maneira que os filisteus o invejavam."(Gênesis 26 : 14)

Aqui neste texto vemos Isaque sendo vítima da inveja, isto foi tão sério que houve alguns conflitos entre os servos de Isaque e aquele povo e tão grande foi o problema que eles pediram a Isaque se afastassem para longe, pois Isaque estava mais rico que eles.
2º- A INVEJA DOS IRMÃOS DE JOSÉ.
"Seus irmãos, pois, o invejavam; porém seu pai guardava este negócio no seu coração."(Gênesis 37 : 11)
Aqui está outro caso bastante sério, a que ponto pode a inveja levar uma pessoa, quando os irmãos de José perceberam uma maior afeição de seu pai para com José e para completar, José teve sonhos proféticos, isto foi a gota d’agua para eles começarem a planejar o mal contra José, todos conhecem a história José passou por tantas tribulações por causa da inveja de seus irmãos.

3º- A INVEJA DE RAQUEL.

"Vendo Raquel que não dava filhos a Jacó, teve inveja de sua irmã, e disse a Jacó: dá-me filhos, se não morro."(gênesis 30 : 1)

Sabemos que nos dias dos patriarcas e reis era permitida a poligamia, ou seja, o homem poderia casar com mais de uma mulher, nesta época Jacó casou-se com duas irmãs e a mais velha conseguiu dar filhos a Jacó, em contrapartida Raquel não gerava filhos e isto fez com que Raquel desenvolvesse uma grande inveja de sua irmã, por causa de sua incapacidade de gerar filhos, daí podemos tirar muitas lições, pois alguns casos de inveja vem justamente da incapacidadede certas pessoas vencerem na vida, assim colocam os olhos na vida dos outros.




4º- A INVEJA DE ASAFE.

"Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios."(Salmos 73 : 3)
Aqui vemos este homem de Deus, que foi um dos conceituados cantores nos tempos de Davi e uma dos grandes profetas daquele tempo, mas em determinado momento de crise existencial começou a ter inveja das pessoas ricas e ímpias, pois aos olhos dele estas pessoas apesar de ímpias e pecadoras contra Deus continuavam prósperas e com saúde, fazendo o profeta vacilar por causa da inveja.

5º- HOMENS REBELDES TIVERAM INVEJA DE MOISÉS E DE ARÃO.

"E invejaram a Moisés no campo, e a Arão, o santo do SENHOR."(Salmos 106 : 16)


Nos dias do ministério de Moisés, grande homem de Deus e Arão se levantaram pessoas com inveja deles, mas eles pagaram um preço muito alto por causa de sua inveja.

6º- Daniel foi vítima de inveja.

"Então o mesmo Daniel sobrepujou a estes presidentes e príncipes; porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava constituí-lo sobre todo o reino."
"Então os presidentes e os príncipes procuravam achar ocasião contra Daniel a respeito do reino; mas não podiam achar ocasião ou culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa."(Daniel 6 : 3,4)

Por causa da vida excelente de Daniel, a inveja foi despertada no coração de homens maus, de tal forma que eles conspiraram contra Daniel para destruí-lo, mas Deus mostrou sua fidelidade para com Daniel e seus inimigos foram desmascarados.

7º- OS LÍDERES DE ISRAEL TIVERAM INVEJA DE JESUS.

"Porque ele bem sabia que por inveja os principais dos sacerdotes o tinham entregado."(Marcos 15 : 10)

Os líderes dos judeus vendo o ministério próspero de Jesus com todos aqueles milagres ficaram tomados de inveja e fizeram todo o possível para destruir Jesus, Deus usou este ódio dos judeus para cumprir o seu propósito na pessoa de Jesus.

8º- OS LÍDERES JUDEUS COM INVEJA DE PAULO.

"Então os judeus, vendo a multidão, encheram-se de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo falava."(Atos 13 : 45)

O apóstolo Paulo foi vítima de muita inveja nos dias do seu ministério e por causa da inveja os inimigos de Paulo empreenderam uma verdadeira cruzada contra a vida de Paulo, em todos os lugares que Paulo pregava lá estavam seus perseguidores.

O QUE PODE ACONTECER COM UMA PESSOA INVEJOSA?
O que pode acontecer com uma pessoa invejosa é quetal pessoa pode ser destruída como fruto de sua inveja, uma coisa podemos perceber na palavra de Deus e tomar como exemplo.
"E invejaram a Moisés no campo, e a Arão, o santo do SENHOR."(Salmos 106 : 16)
Quando nos dias de Moisés Deus estava orientando o povo a maneira de se conduzir suas vidas, naquele tempo se levanta Corá, Datã e Abirão que com inveja de Moisés e Arão faz a cabeça do povo de sorte que também o povo ficou contra Moisés e Arão, a desculpa deles era que eles também eram escolhidos por Deus para o ministério assim como Moisés e Arão tirando assim a autoridade de Moisés, foi aí que eles começaram a cair no laço pois, se levantar contra autoridade de Deus é cavar a própria cova. O fim que aqueles homens tiveram foi horrível.
E aconteceu que, acabando ele de falar todas estas palavras, a terra que estava debaixo deles se fendeu.
E a terra abriu a sua boca, e os tragou com as suas casas, como também a todos os homens que pertenciam a Coré, e a todos os seus bens.
E eles e tudo o que era seu desceram vivos ao abismo, e a terra os cobriu, e pereceram do meio da congregação.
E todo o Israel, que estava ao redor deles, fugiu ao clamor deles; porque diziam: Para que não nos trague a terra também a nós.
Então saiu fogo do SENHOR, e consumiu os duzentos e cinquenta homens que ofereciam o incenso. Números 16 :31-35

"E o que fez a Datã e a Abirão, filhos de Eliabe, filho de Rúben; como a terra abriu a sua boca e os tragou com as suas casas e com as suas tendas, como também tudo o que subsistia, e lhes pertencia, no meio de todo o Israel;"(Deuteronômio 11 : 6)

A inveja é como uma serpente que criamos não sabendo que uma hora seremos picados por ela, foi isto que aconteceu com aquele homens eles se levantaram contra Moisés por tinham inveja do ministério dele e queriam estar em evidência diante de todo o povo, é sempre assim existem muitos que querem aparecer, ficar famosos e serem louvados pelos homens.
Com relação a outras pessoas, espiritualmente o invejoso é um feiticeiro ou bruxo que constantemente está realizando estas obras contra as pessoas, Para causar todas os tipos de males, sabemos as consequências terríveis da inveja e muitos estão sendo algo deste ataque satânico, o que devemos fazer para lutar contra a inveja é muito simples, pelo poder de Deus podemos barrar as obras malignas, não há outra maneira de termos vitória sobre este mal, o sangue de Jesus tem poder para nos proteger de tudo o que  o adversário possa fazer contra nós.
OS PERIGOS DA INVEJA.
Qual o real perigo da inveja na vida de uma pessoa? Sabemos já que a inveja não é somente um sentimento, mas é também um espírito maligno que atua de forma sorrateira para que não seja notada a sua presença e se é um demônio a pessoa corre grande perigo.
1º-O ISOLAMENTO EM UM MUNDO DE IMPOSSIBILIDADE – Quando assim falamos, queremos dizer que a pessoa invejosa esquece-se de viver a sua vida para tentar viver a vida dos outros, mostrando a incapacidade de construir o seu futuro com seu suor e inteligência própria, ou seja, não corre atrás dos seus sonhos, mas sempre quer se valer do trabalho dos outros, na verdade é como se perdesse sua identidade.
2º- A CONSCIÊNCIA SEMPRE PESADA – Nós sabemos de pessoas que tomaram o parceiro (a) de outra, tomaram o lugar no trabalho e muitas outras coisas, assim é impossível viver com uma consciência pura depois de ter feito tanto mal.
3º- CANAL DE DESTRUIÇÃO – A pessoa se torna um canal de destruição, ou seja, um instrumento nas mãos do diabo para interferir de forma maligna na vida de outro, nós já ouvimos expressões como: “ Aquela pessoa destruiu a família de ...”, “ Meu sócio me passou a rasteira” e muitas que definem o invejoso como um destruidor nato.
4º- A COLHEITA – Aprendemos com a palavra de Deus que existe uma colheita para tudo o que semeamos, todos os invejosos irão colher tudo o que plantarem e a recompensa será a destruição de suas próprias almas, pois o investimento da inveja dá para morte.
5º- OS CRIMES – Sempre que a pessoa tem inveja ela corre o risco de colocar certos planos em prática e muitos destes planos, são crimes como: roubos, falsificação e os mais graves seqüestros e até mesmo a morte de alguém, por mais absurdo que possa ser tudo isto pode acontecer, o invejoso pode chegar a cometer estes crimes e muito mais.
6º - AS VÍTIMAS – As vítimas da inveja podem sofrer de todas as formas por causa da inveja, como por exemplo, podem ter prejuízos, físicos, espiritual, conjugal, financeiro, profissional, são situações que a vítima nunca vai imaginar que é possível, mas tem só uma explicação espiritual para isto, ataque demoníaco usando pessoas contar nós.

COMBATENDO A INVEJA.
Quando descobrimos esta realidade espiritual, chegamos à conclusão que não podemos agir segundo conceitos humanos, se satanás está usando uma pessoa para nos atacar através da inveja então temos que combater estes demônios pelo poder de Deus. A palavra do Senhor Jesus já nos garante que ele nos deu poder e autoridade através de seu nome, então usando o poderoso nome de Jesus podemos quebrar a força da inveja contra nossa vida.
Para combater este mal precisamos identificá-lo e depois de identificado começamos a fazer guerra contra este mal, com a oração da fé podemos confrontar esta força maligna anulando completamente sua ação em nós.
ORAÇÃO MODELO PARA VÍTIMA DA INVEJA.
Pai em nome de Jesus, eu me coloco em tua presença para que seja quebrado todo o poder da inveja em minha vida, agora em nome de Jesus toda a maldição da inveja em minha vida seja quebrada e todo demônio por trás deste mal pegue todo o teu mal e sai completamente da minha vida espiritual, minha saúde, meu casamento, meu emprego e todas as áreas de minha vida em nome de Jesus Cristo, Amém.
ORAÇÃO MODELO PARA QUEM TEM INVEJA.
Pai em nome de Jesus teu filho quero te pedir perdão porque eu tenho abrigado a inveja no meu coração, eu neste momento rejeito todo e qualquer sentimento de inveja dentro de mim e ordeno que todo demônio de inveja saída minha vida em nome de Jesus Cristo.
Assim no nome do nosso Senhor Jesus Cristo, podemos ter total vitória contra esta força devastadora que tem destruído muitas vidas ao longo dos anos, urgentemente precisamos estar com nossos corações purificados diante de Deus, livre de toda a inveja.


4 comentários:

  1. MARAVILHAS VINDA LÁ DO ALTO COM ESSES ENSINAMENTOS HOJE ACHEI O PORQUE DE TANTAS DERROTAS.DEUS ME DEU UM PROJETO FALEI PRA UM IRMÃO ELE ME PERGUNTOU PORQUE SÓ DEU PRA E NÃO MAIS PRA ALGUÉM SÓ PERGUNTEI ISSO VC PODERIA PERGUNTAR PARA O PRÓPRIO DEUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só conte seus planos, sua vida pra Deus ! Muitas das vezes as pessoas deviam se alegrar com a Vitoria dos irmãos ficam é com raiva. O amor de muitos esfriaram e o amor ao próximo tá complicado. Mas Deus está no controle da nossas vidas, Graças a Deus por isso.

      Excluir
  2. Desse jeito ! A inveja é pior que macumba. Deus nos livre deste mal em nome de Jesus !

    ResponderExcluir