quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O MISTÉRIO DO SALMO 133 - CRISTO E O CORPO DE CRISTO REVELADO




SALMO 133
1 OH! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.
2 É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes.
3 Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre.

Koinonia - palavra grega que significa "Comunhão" "União"
O SIGNIFICADO DA PALAVRA "COMUNHÃO”. A palavra comunhão vem do termo grego "koinonia" que significa literalmente "ter em comum" envolve compartilhar e participar.

Neste texto vamos descobrir revelações profundas sobre a atitude da igreja, sobre o corpo de cristo, e as conseqüências para um viver em nível elevado na presença do nosso Deus, e uma das primeiras coisas que podemos perceber neste texto é:

Unidade: Aqui o salmista de uma forma tremenda deixa claro que a união do povo de Deus é bom e suave, ou maravilhoso como diz algumas versões. No livro da criação quanto Deus se referia a alguma coisa como bom Ele revelava o fato de estar satisfeito com a obra criada, e neste verso o Espírito diz que é bom e suave que os irmãos vivam em união. Isto nos ensina a vontade de Deus para seu povo, pois esta atitude dos servos do Senhor desencadeia uma reação espiritual vinda do próprio Deus, estas conseqüências são claro; avivamento e prosperidade sobre a igreja do Deus vivo. Esta iniciativa (unidade) não parte de Deus, tem que partir dos líderes e dos leigos e isto fará se cumprir àquilo que esta escrito em Isaias: "Porque derramarei água sobre os sedento e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes." Isaías 44 : 3. Quando as paredes caírem e todos os filhos de Deus se colocarem desta maneira pensando e agindo como um só corpo, então o senhor está livre para nos abençoar como cidade, estado e nação.
“ Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
“Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.” João 17.21-23. Este é o segredo para nossos ministérios, a palavra de Deus deixa claro que devemos viver a unidade apesar das muitas diferenças.
Outra coisa revelada é: quando existe unidade existe Unção
Unção: Ter unidade, ou seja, agir juntos na mesma direção libera o poder de Deus sobre o povo de Deus, para Deus a unidade é como Óleo da unção, o mesmo que ficava no tabernáculo, este óleo continha cinco substâncias, que podemos entender, simboliza os cinco ministérios da igreja. Isto fala da capacidade vinda de Deus para fluir um poderoso avivamento em nossa cidade, infelizmente muitos que estão em linha de frente retardam o mover de Deus no sentido de conquistar nossa cidade e toda nossa nação. Esta unção não é para ser posta num lugar vazio, é para ser depositada sobre algum lugar e este lugar é o povo de Deus. Este óleo é derramado sobre a cabeça de Arão. Quem era Arão? Ele era o sumo sacerdote ungido pelo Senhor e neste texto é uma alusão clara à pessoa de Jesus Cristo, pois Ele Jesus é o cabeça da igreja. Não podemos abrir mão desta revelação, quem é o cabeça, o chefe, o dono, o Senhor absoluto é Jesus Cristo o Nazareno.
Outro fator de grande relevância é o fato de o óleo vim da cabeça para o corpo, isto é a unção quem libera é o nosso cabeça, Ele que pode fazer acontecer isto, mas temos que observar que tudo isso tem ligação com a unidade, com Ela começa o derramar do Espírito. É muito forte vermos até mesmo em nossas igrejas, quando não estamos vivendo em intensa comunhão o Espírito fica impedido de continuar a aperfeiçoar as nossas vidas, no caminho de um viver mais intimo com o nosso Deus.
Outro ponto forte é a figura Sacerdotal, este oficio é de extrema importância no reino de Deus, pois todo ungido, líder ou pastor são sacerdotes que tem como objetivo maior levar o povo a presença de Deus, hoje não mais como intermediários, mas sim como homens que levam o povo a buscar a sua presença e seu reino, e sua comunhão.
Outra conseqüência que acontecerá ao povo de Deus quando este se dedicar a unidade é prosperidade em todos os níveis que nós povo de Deus necessita, dentro da vontade de Deus. A palavra diz que a unidade é como o orvalho que desce sobre o monte Hermom, este monte fica em Israel e ele é coberto de neve, isto é símbolo das copiosas bênçãos de Deus sobre a igreja, e diz mais que ali o Senhor ordena a vida e benção eternamente. Tudo isto é conseqüência de uma vida de unidade com o povo do Senhor, se nós como servos do Pai não nos despertar-nos para esta realidade, infelizmente continuaremos a ser uma igreja que tem um Deus tão poderoso, contudo uma igreja sem poder. O que podemos entender na palavra de Deus é: Se quiser-mos viver a vida cristã em plenitude temos que procurar e promover em todos os lugares onde nós passarmos-mos a unidade do povo de Deus, isto trará conseqüências eternas que glorificará o nome do nosso maravilhoso Senhor Jesus. Que Deus nos dê esta graça para andar em união uns com os outros. Amém
Eduardo Santos Pereira


Nenhum comentário:

Postar um comentário