quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

ELES NÃO ENTENDERAM O MILAGRE DOS PÃES.



E, sobrevindo à tarde, estava o barco no meio do mar e ele, sozinho, em terra.
E vendo que se fatigavam a remar, porque o vento lhes era contrário, perto da quarta vigília da noite aproximou-se deles, andando sobre o mar, e queria passar-lhes adiante.
Mas, quando eles o viram andar sobre o mar, cuidaram que era um fantasma, e deram grandes gritos.
Porque todos o viam, e perturbaram-se; mas logo falou com eles, e disse-lhes: Tende bom ânimo; sou eu, não temais.
E subiu para o barco, para estar com eles, e o vento se aquietou; e entre si ficaram muito assombrados e maravilhados;
Pois não tinham compreendido o milagre dos pães; antes o seu coração estava endurecido. Marcos 6.47-53.
Aqui no evangelho de Marcos vemos algo muito interessante no que diz respeito à pessoa de Jesus. Depois de Jesus operar um grande milagre de multiplicar cinco pães e dois peixinhos, para cinco mil homens fora mulheres e crianças, outra situação também acontece com Jesus e Seus discípulos. Ele terminou de ministrar as pessoas e ficou sozinho, pois mandou seus discípulos irem adiante dele pelo lago ou mar da Galiléia, também conhecido como Tiberíades, ficando Jesus só Ele vai ao monte a orar e de lá Ele vê os discípulos no meio do mar, tendo grande dificuldade para continuar a navegação, pois o vento era contrário.
Entendemos que este texto fala claramente das muitas dificuldades que nós como povo de Deus passamos no decorrer da vida cristã, pois somos constantemente assaltados pelas muitas adversidades, perseguições e tribulações desta vida tentando nos fazer parar em nossa caminhada com Deus, mas vamos ficar alegres por um motivo, Jesus Ele vem andando sobre as águas ao nosso socorro.
Quando os discípulos vêem a Jesus andando sobre o mar, eles ficam aterrorizados e pensam que aquilo era um fantasma, mas de repente ouvem a doce voz do mestre dizer: sou Eu não temais.
Em meio a todas as tribulações temos que estar em constante oração, para podermos reconhecer a voz do nosso Deus. Neste texto o evangelista nos diz que quando Jesus entra no barco o vento se aquieta, uma coisa é interessante, no capítulo 4.38-41, nos mostra Jesus dentro do barco e uma grande tempestade se levanta no mar e agora neste texto de Marcos 6 Jesus não está no barco, mas estava no monte orando, o que isto quer nos dizer é que Jesus estando no nosso barco ou não sempre enfrentaremos desafios e tempestades, mas sempre Ele terá o controle de tudo.
Quando Jesus entra no barco todos ficam assombrados e maravilhados com o Senhor, pois Ele veio andando sobre as águas e acalmou o vento, então o evangelista nos faz uma enigmática afirmação de que eles estavam assombrados e maravilhados por Jesus andar sobres as águas porque eles não tinham compreendido os milagres dos pães. O que significa isso?
COMPREENDENDO OS MILAGRES DOS PÃES.
Quando nos voltamos para o antigo testamento vemos um povo no deserto e com fome que estavam reclamando com Deus e Deus sendo misericordioso faz descer do céu o maná, o pão para alimentar aquele povo, assim Deus se revela como o provedor para aquele povo, quando Jesus ali perto do mar da Galiléia, faz o milagre da multiplicação dos pães Ele está revelando Deus como o provedor de alimento para as pessoas, mas ainda ele está revelando que é o Emanuel, ou seja, Deus conosco, que nos ajuda em nossas circunstâncias, ali a circunstância era a fome e Jesus não queria que eles fossem para casa com fome, ou seja, Jesus é o Deus conosco que se manifesta em nossos momentos de tribulação e é Senhor sobre todas as situações, Ele é o Jeová do antigo testamento. Nisto podemos entender que da mesma forma que Jesus é poderoso para fazer milagres para nos alimentar, é poderoso para andar sobre as águas e acalmar as tempestades, pois ele é o Senhor e tudo obedece a sua voz.

MARANATA. ORA VEM SENHOR JESUS

6 comentários:

  1. Esse milagre ocorreu no Sétimo Dia semanal (Shabat):
    Em [hebraico] "peixe é dag" que existe uma matemática divina nas letras Dálet 4+3 Guímel = 7 Sábado...

    ResponderExcluir
  2. realmente ese comentario me llego al corazon

    ResponderExcluir
  3. Senti muito forte a presença de Deus ao ler esse estudo. Obrigado!

    ResponderExcluir