domingo, 9 de abril de 2017

A DRACMA PERDIDA


TEMA DA MENSAGEM: UM PRESENTE DE CASAMENTO

TEXTO BÁSICO: Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar?
E achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida.
Lucas 15:8,9
O CONTEXTO HISTÓRICO:
Nos tempos de Jesus, quando as pessoas ficavam noivos eram comum os noivos dar presentes para a noiva como forma de aliança, isto é compromisso de que iriam se casar, a noiva recebia do noivo um adorno da cabeça que continham dez dracmas, as dracmas eram moedas gregas de prata que valiam um denário, um dia de salário de um trabalhador, sendo assim uma promessa de um casamento, para uma mulher perder uma moeda era vergonhoso e constrangedor, por demonstrar a falta de cuidado com o presente. Quando a mulher usava aquele adorno todos sabiam que estava comprometida com alguém.
LIÇÕES PARA VIDA CRISTÃ.
O adorno da mulher era algo que sempre ela usava, desta maneira sempre houve o risco de se perder, na nossa vida durante a caminhada cristã nos envolvemos em muitas coisas e por causa disto nos expomos diante do mundo e acabamos perdendo coisas importantes da nossa vida, temos que lembrar que nós somos a igreja do Senhor, noiva do Cordeiro e quando o Senhor Jesus se sacrificou por nós ele fez uma aliança de casamento conosco e como diz a escritura, nos deu presentes, dons e adornos para usarmos até o dia do casamento. Outro fato importante é que as dracmas eram de prata que simboliza a purificação dos pecados, a prata para ficar livre de toda sujeira e escória ela é passada no fogo até que fique  completamente limpa. Quando a mulher perde uma dracma ela toma uma importante iniciativa que é buscar e achar a dracma que se perdeu, para isso ela:
ACENDE UMA CANDEIA OU LAPARINA.
A mulher acende uma lâmpada para iluminar o ambiente onde perdeu a moeda, aprendemos que a palavra de Deus é lâmpada para nossos pés e luz para nossos caminhos, no mundo de trevas precisamos que a palavra de Deus esteja acesa em nossas vidas, com a lâmpada a mulher pode iluminar a casa onde tinha perdido a sua dracma, a palavra de Deus tem o poder de penetrar na escuridão e revelar o ambiente espiritual de nossa vida.

ELA VARREU A CASA.
Depois de acender a lâmpada ela então uma vassoura e começa a varrer a casa tirando assim todo e qualquer obstáculo que possa impedir que se ache a moeda, o evangelho de Jesus tem esta capacidade em nossas vidas, de remover sujeiras, poeiras e todo obstáculo que esconde as coisas preciosas, dons, talentos e os valores do reino, esta sujeira podemos entender como o pecado em nossas vidas, por isso temos que permitir que o evangelho faça uma faxina em nossa vida e deixe nossa vida completamente limpa para glória de Deus.
ELA BUSCOU COM DILIGÊNCIA
Aquela mulher não sossegou enquanto não achou o que procurava, ele buscou cuidadosamente em cada parte, pois aquilo tinha um valor sentimental muito forte pra ela, mais ainda do que o valor financeiro, aquilo representava a aliança de casamento e ela precisava restaurar, consertar e colocar de volta no lugar, depois de insistir ela então encontra a sua dracma e fica muito feliz, precisamos hoje buscar com toda força e vontade estar com nossas vidas diante do Senhor em preparação para o dia do casamento, como nossos dons e talentos e tudo aquilo que de precioso ele nos deu para o dia do Senhor.
SE ALEGRA COM AS AMIGAS.
O fato de se alegrar com as amigas revela o desejo e prontidão para o casamento, é triste quando olhamos a vida espiritual do povo de Deus e vemos que não existe mais aquele anseio, aquela paixão ou expectativa com a chegada do Senhor, muitos têm perdido suas dracmas e não estão nem um pouco preocupados, agora é o momento de reparar nossas falhas e buscarmos a presença de Deus para assim podermos desfrutar daquilo que Deus tem pra nós.
Sabemos que esta parábola se refere às pessoas que se perdem e que muitas vezes estão se perdendo dentro da igreja e em nossas próprias casas, por isso precisamos lutar pelos que perecem e pela nossa própria família para que Deus venha resgatar e salvar.
Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.
E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho
fino são as justiças dos santos. Apocalipse 19:7,8



Nenhum comentário:

Postar um comentário