segunda-feira, 2 de abril de 2012

A PÁSCOA E O PESSACH, O PAGÃO E O BÍBLICO.


Nesta semana estamos no que chamamos de semana de páscoa, mas de onde veio o termo páscoa? Nós cristãos podemos comemorar a páscoa? O que há de certo e de errado nestas festas.

Primeiro vamos entender que tradicionalmente é aceito a páscoa com a festa cristã originada no antigo testamento sendo instituído por Deus, mas quando vamos estudar a história antiga vemos que a festa da páscoa como vemos hoje foi originada nas festas pagãs dedicadas a deusa Easter, ou Eostae deusa anglo-saxônica da primavera e da fertilidade alguns dos seus símbolos são justamente os que vemos hoje que são coelhos, ovos, velas e muitos outros símbolos que a igreja romana para cristianizar as festas pagãs adotou.

Quando vamos analisar as escrituras vemos tudo completamente diferente, pois no dia em que o Senhor libertou Israel do Egito Ele instituiu o PESSACH, pois ele o Senhor passou pelo Egito para libertar Israel e passou por sobre os filhos de Israel para não os ferir.

E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o SENHOR.
E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito.
E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo. Êxodo 12:12-14.

Ou seja o PESSACH significa a intervenção de Deus em favor de seu povo Israel para o libertar, a partir deste fato fica instituído que neste mês de Nissan que equivale a março-abril, no dia 14 de Nissan todos os filhos de Israel celebre 7 dias de festa para lembrar o dia do grande livramento que Deus deu ao seu povo e neste dias comam cordeiro assado, pães asmos e ervas amargas para lembrar das amarguras do Egito . Infelizmente as muitas nações da terra ainda estão sobre a influência de Roma e seu paganismo cujo objetivo e nos desviar dos princípios da palavra de Deus e mergulhar no seu paganismo. Neste período quando perguntamos às pessoas acerca da páscoa vemos quão enganadas elas se encontra, pois não sabem diferenciar o pessah e a páscoa romana. Uma das coisa que nos chamam bastante a atenção é o consumismo nesta época, a figura do livramento e da libertação são trocados por coelhos e ovos símbolos pagãos e todos ficam contentes em sua falsa alegria achando que tudo é de Deus.

Acontece que foi na festa do PESSACH que o nosso Senhor Jesus, foi crucificado e morto por nossos pecados ressuscitando ao terceiro dia, mostrando que da mesma forma que Deus desceu pessoalmente no Egito para libertar seu povo, também Ele veio ao mundo na pessoa do Seu Filho e morrer para nos libertar de nossos pecados e nos tornar filhos de Deus.

E agora qual a sua escolha Páscoa pagã ou o Pessach que revela Deus em sua misericórdia?

Fiquemos com a palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário