Depois disto havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.
Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres.
Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água.
Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.
E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.
E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?
O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.
Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.
Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado. João 5:1-9
Esta passagem da escritura nos deixam um grande alerta sobre o fato de nossa visão de reino de Deus, nestas poucas palavras vemos um grande contraste. De um lado vemos Jerusalém em festa e as multidões no templo glorificando a Deus, do outro vemos o tanque de Betesda, um lugar onde não tinha festa, mas somente tristezas e frustrações, pois ali se reunia um grupo de pessoas que não podiam estar presentes nas dependências do templo para festejar ali, este tanque ficava perto da portas das ovelhas, era ali que passavam as ovelhas que iriam par ao sacrifício. Os que passavam por ali não davam a mínima atenção para quem estava sofrendo, pois eles queriam festa. Os doentes que estavam no tanque queriam um milagre, um anjo descia de tempos em tempos e movimentava as águas e todo o que entrava na água sarava de sua doença
Dentro deste contexto estão dois personagens, Jesus e um homem enfermo a 38 anos, quando Jesus vai a jerusalém, Ele não vai primeiro a festa, mas primeiro passando pela portas das ovelhas, para nos lembra de que é Ele o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, ele para justamente no tanque de Betesta e encontra este homem com 38 anos de sofrimento e o liberta de sua enfermidade. Com tudo isto, vemos um quadro na igreja de hoje, pois estamos o tempo todo em festas e concentrações dentro de Jerusalém enquanto perto das portas existem pessoas sofrendo e padecendo e digo mais até dentro da igreja. A igreja de hoje tem se tornado tão egoísta que não tem se preocupado de fato com os que perecem e com os que sofrem. Nossos valores de Cristãos são contrários à palavra de Deus. As almas pelas quais Deus enviou seu filho para salvar, não estão sendo mais o nosso alvo, mas sim prosperidade financeira e todas as conquistas materiais que podemos ter no mundo achando que este é o propósito de Deus para nossas vidas, já esta na hora de deixarmos as nossas festas e nos dirigirmos aos pecadores e fazer festa com cada alma arrependida, curada e transformada aos pés do Senhor Jesus.
VAMOS AO TANQUE DE BETESDA ONDE AS ALMAS CLAMAM.
MARANATA.