sexta-feira, 28 de setembro de 2012

O PAI DO FILHO PRÓDIGO.


 O mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me toca. Repartiu-lhes, pois, os seus haveres.

 Poucos dias depois, o filho mais moço ajuntando tudo, partiu para um país distante, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente. Lucas 15.12-13

Nós ja ouvimos muitas pregações sobre esta parábola e sempre se fala do filho desperdiçador e do filho que ficou,pouco se ouvi sobre a condição daquele pai. Aquele homem acordou um dia e teve uma grande e dolorida surpresa, seu filho mais novo decidiu sair de casa e viver uma vida independente do pai, fazendo isto pediu ao pai sua parte na herança e partiu para longe.
No coração daquele pai houve imensa tristeza, pois o pai com certeza tinha belos planos para seus filhos e com uma atitude inesperada o filho frustra os sonhos daquele velho pai. Acredito que depois que o jovem partiu o pai já não comeu direito, não dormiu direito e não mais teve alegria, todas os dias que se passava sem notícias no filho tornava o coração mais triste e angustiado.
Quando nós saímos da presença da presença de Deus, não nos preocupamos com o que ele vai achar, nós experimentamos tantas bençãos e quando nos afastamos de Deus, não nos incomodamos se isto vai deixá-lo triste. Naquela ocasião aquele jovem não tinha a mínima ideia do que iria acontecer com ele, enquanto em casa o coração do pai ficava dilacerado e ele curtia a vida até perder tudo. Vendo que tudo que tinha foi perdido e desperdiçado começou a padecer necessidades e ter fome indo ter com os porcos dando-lhes comida para ter o que comer, mas sua situação era sempre pior, quando ele chegou no fundo do poço ergueu os olhos para os céus e percebeu o grande erro que havia cometido que foi deixar a casa do pai, então ele se decide voltar e se humilhar diante do pai, talvez ele pensou que o pai não iria recebê-lo, por isso ele foi se humilhar, mas qual a surpresa um belo dia o velho pai carregado de tristeza,mas no coração uma luz de esperança, sai até a porta da casa e quando ergue os olhos consegue enxergar uma figura que aparecia no começo do caminho, ele via aquela figura cambaleante e toda desfigurada, cansada do caminho tão longo. Então ele percebe que a pessoa que vê ao longe e seu filho que a muito tempo o deixou rico e agora volta completamente pobre e aos trapos. 
Acredito que todas os dias o pai esperava a volta de seu filho e naquele dia ele voltou, o pai cheio de amor e compaixão corre ao filho e o beija, levando para casa o recebe como um bem muito valioso, muda aquela veste suja, dá novas sandálias e um anel, fazendo grande festa porque aquele jovem estava perdido, mas foi achado.
Desta maneira imagino que Deus cheio de amor e de compaixão espera por todas os filhos que estão longe e quando eles voltarem, este Deus maravilhoso irá fazer grandes festas, pois aquele filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado.
Se porventura você está longe de Deus, pense nisto Ele esta ansioso a sua espera, o clamor de Deus hoje é volta filho, para tua casa.
PAZ.