quinta-feira, 9 de agosto de 2012

O QUE TEM DE BOM EM NAZARÉ?

Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.

Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê. João 1:45-46

Quando Jesus encontra Felipe nas margens do mar da Galiléia, Felipe fica tão entusiasmado que vai até um jovem chamado Natanael e anuncia que encontrou o Messias, mas quando fala que ele é de Nazaré uma pergunta rompe o ar. Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Isto nos leva a procurara saber por que ele fez esta pergunta.

Nazaré era uma cidade pequena na parte norte de Israel, ou seja estaria localizada nas regiões de Zebulom, esta cidade não tinha muita importância e era mal vista pois toda a sorte de pessoas passavam por lá, mas existem alguns fatos que nos chamam muito atenção. Aquela região norte de Israel estava habitada por uma mistura de povos, ou seja diante dos judeus aqueles povos eram imundos diante de sua religião, ou seja Nazaré estava infestada de povos pagãos e como um “israelita em quem não há dolo” Natanael não via aquele lugar como um bom lugar para o Messias habitar, ele defendia que houvesse total separação entre os judeus e outros povos sendo assim exclusivista e nacionalista.

Nazaré estava localizada em um lugar que espiritualmente foi identificado pelo profeta Isaías como um lugar de trevas e de morte.

Mas a terra, que foi angustiada, não será entenebrecida; envileceu nos primeiros tempos, a terra de Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos a enobreceu junto ao caminho do mar, além do Jordão, na Galiléia das nações.
O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz. Isaías 9:1-2

Nazaré era uma cidade incrédula para com as obras e os milagres de Deus, ele viviam tão longe da realidade de Deus que foram os primeiros a tentar matar Jesus quando começou seu ministério, mas mesmo assim foi o lugar escolhido por Deus para fazer brilhar a sua luz no meio dos povos e ali numa das sinagogas de Nazaré que Jesus se identifica como Messias.

O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração,
A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor.
E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele.
Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos. Lucas 4:18-21

Neste dia ele estava anunciando que Ele era o Messias que veio com o propósito de remir o povo de Israel de seus pecados, pois declarou cumprida a profecia e somente o Messias pode fazer isto.

Tudo isto quer dizer uma coisa: Não importa se eu estou num lugar como Nazaré desprezado e desconhecido por todos, o que importa é que a glória de Deus vai me encontrar ali e sua luz vai brilhar em todas as partes, pois ali em Nazaré esta o melhor de Deus, o desejado de todas as nações JESUS CRISTO.